sexta-feira, 11 de junho de 2010

Panfletos informativos e Cartazes


          Uma das maneiras de divulgar as boas práticas de Segurança do Trabalho é através de panfletos explicativos. E quando este possui imagens relacionadas às informações, melhor ainda. As imagens podem ser adquiridas na internet através de sites que fazem a distribuição de forma gratuita; também tem aqueles sites que cobram um pequeno valor em dinheiro para baixar a imagem e valorizar o trabalho do autor. 

         Geralmente quando elaboro panfletos informativos,
ainda sim, faço cartazes para serem fixados nas paredes dos setores da Empresa ou estabelecimento. Por que a mesma informação em formatos diferentes? Bem, o panfleto possui o acesso limitado de informação. Geralmente a pessoa que recebe o panfleto absorve a informação impressa e depois descarta-o. Deste modo, se uma outra pessoa não recebeu tal panfleto não tem o acesso a informação. Já o cartaz é acessível a todas as pessoas; as que receberam o panfleto com a informação e as que não receberam. Mas um cuidado deve ser tomado na hora de elaborar o cartaz ou o panfleto: o panfleto pode ser elaborado com riqueza de detalhes a respeito de algum assunto, o cartaz não. 
Veja abaixo o panfleto que elaborei para os servidores do Instituto   Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE - Campus Recife):

Panfleto ergonomia IFPE

Elaborei este panfleto para orientar aos servidores do IFPE - Campus Recife sobre como trabalhar diante do computador para evitar possíveis doenças ocupacionais no futuro próximo.
Notem que há informação suficiente para orientar-los.
Agora observem o cartaz que elaborei contendo o mesmo assunto e objetivo:

Cartaz ergonomia
No cartaz elaborei o mesmo assunto (A postura de trabalho diante o computador) mas de forma resumida para que a informação seja sucinta e objetiva. Deste modo todas as pessoas tem a informação, mesmo aquelas que não receberam o panfleto explicativo sobre o assunto.
O recurso que usei para elaboração deste cartaz e o panfleto foi o software Corel Draw 12 e o Paint do Windows. Um conversor de imagens também ajuda na elaboração de informações visuais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço a sua participação no Blog Zero Acidentes!